Preparação para o Demoday Quest #10 Organização do evento de lançamento e apresentação do projeto desenvolvido

Na preparação para o Demoday, as equipes deverão planejar como irão apresentar, demonstrar e provocar impacto no público pelo primeiro contato/experiência com a solução produzida. O intuito desta Quest é preparar o que é necessário para captar interesse para a solução, e, possivelmente, futuros investidores para o negócio.

Dica

A boa dica de roteiro do pitch é simplesmente seguir a ordem das quests. Quem é seu usuário/cliente (persona)? Qual o problema que o incomoda? Por que esse problema é relevante? Por que os concorrentes não o trataram adequadamente? Qual é a sua proposta única de valor? Como sua proposta vai concretamente entregar esse valor? etc.

Escolha um membro da equipe que se sinta seguro e confiante para fazer a apresentação. É preciso treinar a fala para que caiba dentro dos 8 minutos. disponíveis para cada equipe "vender" sua solução. Seja criativo. Faça slides bonitos, claros, limpos, sem excesso de texto, e, se prepare para demonstrar a sua solução para o público participante.


Questões/Descrevendo o seu Pitch Final

1. Como é o ""elevator pitch"" da solução?
Ex: Nosso time desenvolveu um produto capaz de estimular e manter atletas amadores (ou pessoas tentando se exercitar) na prática de atividades físicas através de uma ambientação sonora móvel e portátil que não o isola de outras pessoas

2. Qual o nome comercial da solução? Há um slogan?
Ex: Run To the Bone

3. Como / Quanto o usuário pagará por ela, e como ele fará isso?
Ex: O produto (headphone) será comercializado por R$350,00 reais em lojas de equipamentos esportivos, e o serviço premium (opcional) custará R$12,00/mensais e poderá ser contratado online

4. O que ainda não está implementado / funcionando?
Ex: o hardware ainda não tem acabamento (é apenas a matriz construtiva) e as funções de automação geolocalizadas ainda não funcionam sem wi-fi.

6. Como a solução será experimentada pelo público no Demoday?
Ex: criaremos dois ambientes no espaço de demonstração onde o usuário poderá ver a diferença da ambientação (que somente ele ouve) em cada local

7. O que a equipe precisará preparar para o evento?
Ex: prepararemos banners para promoção do produto, camisetas para identificação da equipe, e um computador para cadastrar novos usuários na base de testes

Melhores Pitchs


Blun

Apresentação da equipe Blun no Demoday CIn 2019.1


Potlatch

Apresentação da equipe Potlatch no Demoday Cin 2019.2

Perguntas Frequentes

Como sabemos se o projeto está muito simples para vocês, ou muito grande para ser desenvolvido por nós?

Primeiro, não faça "penduricalhos", isto é, não perca seu tempo com ajustes "cosméticos" e que não são essenciais para entregar um valor relevante como solução. Você deve se concentrar apenas naquilo que contribui realmente para solucionar a problema de seu usuário.
Também não há um trabalho simples demais; o que você irá entregar é um MVP, e portanto, um artefato funcionando plenamente que contém apenas aquilo que é relevante para quem usará a solução.

O gerente da minha equipe não sabe gerenciar, e estamos tendo problemas por conta disso. O que devo fazer?

Entenda, primeiramente, que ninguém, em nenhuma equipe, sabe. Todos estão aprendendo e tentando desenvolver suas habilidades, sejam elas as habilidades gerenciais, sejam as técnicas, ou quaisquer outras competências colocadas em jogo no projeto. Compreendido isso, há, claro, pessoas que tem maior e menor facilidade para desempenhar papeis gerenciais e conduzir bem a equipe, e você encontrará esta situação em todos os lugares, mesmo em grandes empresas. A primeira questão a ser vista é: o gerente de projeto quer desempenhar este papel, ou está desempenhando este papel porque ninguém na equipe se dispôs a isso? Se ele não quer desempenhar este papel, é o momento de que outra pessoa assuma esta responsabilidade; A segunda pergunta importante é: o gerente não está ouvindo a equipe e não está tentando ajudar as pessoas a resolverem os problemas do projeto, ou ele não está fazendo aquilo que você, em particular, gostaria? O papel do gerente não é fazer o que cada um quer, mas sim, tentar encontrar uma forma para que o projeto ande em uma direção, mesmo quando cada parte quer ir para uma direção diferente; Por fim, o que o gerente está tentando fazer para melhorar sua atuação como gerente? Ele não nasceu sabendo gerenciar, e está em um processo de aprendizado; ainda que os resultados demorem a aparecer, há, da parte dele, algum esforço para aprender e melhorar a forma como gerencia a equipe? Se sim, ainda que não seja com os resultados ideais e desejáveis, as coisas estão andando conforme deveriam.

O ambiente da minha equipe está tóxico. Há muito conflito e muita discussão. Não me sinto ouvido. Posso sair da equipe?

Esta é uma reclamação comum, e que tem raízes na inabilidade e no despreparo dos estudantes para trabalharem em equipe. Contudo, este é um problema que não irá terminar na universidade: você encontrará as mesmas questões no ambiente de trabalho no "mundo real".

A primeira questão a se refletir é que conflitos e discussões não devem ser encarados como problemas. É fundamental que as diferenças de visão e de posicionamento sejam entendidas como algo positivo para a melhoria de um projeto. Conflito e discussão são ótimos sinais de que o resto do mundo não pensa como a gente, e que nosso projeto não deve ser resultado de nossa propria opinião ou de nossa própria visão de mundo. Para sanar cada questão em disputa são necessários testes e validação. Não é a convicção de alguem, mas a demonstração empírica, com base em evidências reais, que deixará claro qual é o caminho melhor, ou viável, para o desenvolvimento do projeto. Se você não está sendo ouvido, realize testes e traga evidências do caminho que propõe; mas esteja aberto a reconhecer que pode estar equivocado quando/se as evidências sugerirem isso.
A opinião de qualquer um dos integrantes da equipe é irrelevante em relação às decisões que devem ser tomadas em um projeto. Se suas contribuições forem infundadas, ou opinativas, é até bom sinal que você não esteja sendo ouvido. Se for este o caso, mude sua postura em relação a como contribuir com o trabalho.

Contudo, se for a situação oposta: suas contribuições têm sido baseadas em hipóteses testadas, em evidências e validações que a equipe insiste em ignorar em detrimento a propostas baseadas em preconceitos e opiniões particulares, talvez o melhor mesmo seja mudar de grupo, pois este projeto não conseguirá se desenvolver.