Avaliação Processos e métricas de desenvolvimento Mecanismos utilizados nas disciplinas de Projetão para avaliação da evolução dos alunos

Processos de avaliação em disciplinas de Projetão

As notas de cada aluno em uma disciplina de Projetão são definidas através de 2 mecanismos simultâneos: a avaliação do projeto, e a avaliação 360 graus. Avaliações são processos mais amplos do que apenas a atribuição de uma nota ou resultado, e acontecem também através das apresentações sistemáticas da evolução da solução em desenvolvimento, o acompanhamento mais próximo dos mentores de cada equipe, e o acompanhamento pelo modelo de maturidade do projeto.


Avaliação 360

A avaliação 360 graus é um mecanismo de avaliação realizado pelos próprios alunos sobre cada um dos demais integrantes de sua equipe. Neste processo, cada estudante avalia seus colegas quanto a:

ENGAJAMENTO que cada um tem com a equipe e o projeto (o quanto de atenção estão dando ao trabalho, o envolvimento com o projeto, e , a colaboração com as tarefas da equipe.

PRODUTIVIDADE de cada um na equipe (o quanto cada um tem trabalhado e se esforçado para entregar as tarefas e aquilo que precisa ser construído).

CONVIVÊNCIA e o clima dentro da equipe (o quanto as relações entre cada um na equipe tem sido colaborativas, respeitosas e fluídas, facilitando o trabalho em equipe).

Em termos de atribuição de nota, a avaliação 360 graus soma (ou subtrai) até 2 pontos na avaliação de projeto de cada grupo, particularizando a avaliação de cada aluno na disciplina (a nota final de cada um é diferente e diz respeito a sua própria atuação no projeto, segundo seus pares). Este valor é calculado sobre o desvio que o aluno possui nos três critérios em relação à média da própria equipe.



Avaliação do projeto

A avaliação do projeto é realizada pelos professores da disciplina em cima do projeto apresentado ao final da disciplina. Esta avaliação leva em consideração:

COMPLETUDE do projeto: que vai desde seu processo de concepção até a execução e pleno funcionamento da proposta.

INOVAÇÃO presente no projeto: a solução apresentada precisa trazer alguma inovação na sua elaboração

ESPECIFICIDADES e exigências de cada disciplina: cada disciplina tem aspectos específicos de atuação que precisam estar presentes no projeto.

RESULTADOS e a qualidade do trabalho produzido, levando em consideração o amadurecimento do seu desenvolvimento e as considerações da banca de avaliação no Demoday.

A atribuição de notas e valoração destes critérios é competência exclusiva do grupo de professores da turma, e resultam em uma nota de projeto com valor de 0 (zero) a 10 (dez), ao qual a avaliação 360 será somada. A avaliação pela banca feita durante a apresentação das equipes no Demoday influencia estes valores, mas não os determinam, pois são um julgamento do resultado apresentado que não leva em conta o processo de aprendizado e como se deu seu desenvolvimento ao longo do semestre letivo.

Após serem atribuídas, tanto a avaliação de projeto, quanto a avaliação 360 podem ser consultadas no documento de performance de cada estudante.

Acesse seu documento de performance
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Mentores

Cada equipe de projeto é acompanhada por um professor mentor, cujo papel é auxiliar, estimular e acompanhar as equipes de forma mais próxima. O mentor possui sempre um entendimento mais profundo sobre as dificuldades e desafios enfrentados pela equipe ao longo do semestre, e como o grupo atuou frente às adversidades. Cada mentor atua também como o "advogado" da equipe ao longo do processo de avaliação do projeto.


Banca de avaliação no Demoday

Ao termino do semestre, os projetos desenvolvidos por cada equipe são apresentados no evento de Demoday. Neste evento, os projetos são avaliados por uma banca composta por profissionais de atuação reconhecida no mercado, reforçando um dos princípios de ensino das disciplinas que é "aproximar a sala de aula do mundo real", ou, de forma mais conceitual: formar alunos de forma mais integrada ao mercado de trabalho.


Modelo de maturidade de projeto

Cada projeto é acompanhado semanalmente e avaliado em relação a seu amadurecimento através de um modelo como a planilha abaixo:


O modelo não apresenta notas dadas à cada trabalho, mas sim índices de referência que ajudam no entendimento das fragilidades de cada projeto e na elaboração de um diagnóstico para orientar o que precisa ser feito e onde o grupo precisa dedicar sua atenção. Ele utiliza três valores de referência para medir a "saúde produtiva" da equipe. A queda nestes índices ao longo do processo de desenvolvimento da solução geralmente indica que algo não está caminhando bem internamente com o grupo, e sinalizam que a produtividade, a sinergia, e os resultados apresentados, tendem também a cair qualitativamente:

Tamanho da equipe Valor registrando a quantidade estudantes que compõe a equipe.

Presença Valor registrando a quantidade de alunos presentes na apresentação do projeto.

Engajamento Valor que aponta a relação entre quantos alunos compõe o grupo, e quantos estão efetivamente presentes na sua apresentação, que tem se mostrado a melhor referência para entender a "saúde" do projeto. Equipes com baixo engajamento, geralmente, apresentam projetos incompletos ou mal resolvidos no final da jornada.

No modelo, os índices atribuídos estão em uma escala de 0 a 5 para 13 critérios-chaves (milestones) do projeto em seu percurso de desenvolvimento. Neste método de acompanhamento, os projetos só estão realmente aptos a aprovação quando atingem, no mínimo, nível 4 em todos os critérios envolvidos. Nesta escala, os valores significam:

0 O critério ainda não consta do que foi realizado no projeto.

1 O critério já consta no projeto, mas o resultado apresentado ainda não tem clareza nem coerência. É uma condição normal para todos as questões quando começam a ser gestadas em um projeto e estão sendo abordadas pela primeira vez.

2 O resultado apresentado para o critério ou não tem clareza suficiente, ou não tem coerência com o resto do projeto. 
De forma geral, a resposta ainda permanece em um estado de incerteza ou insergurança.

3 O resultado apresentado tem coerência mais ainda não está totalmente claro. Há um amadurecimento do projeto e de suas respostas, mas reside uma pequena parcela de incerteza quanto ao quesito avaliado.

4 O resultado apresentado está bastante claro e é coerente com todo o resto da proposta no critério avaliado, mas ainda possui espaço para aperfeiçoamentos e melhorias. 
Os estudantes parecem seguros em relação ao que estão fazendo, e respondem às questões presentes com coerência projetual.

5 O resultado apresentado está perfeitamente alinhado com a proposta como um todo, e as respostas dadas às questões de projeto são bastante sólidas.