Milestones de projeto Processos e métricas de desenvolvimento 13 critérios-chaves (milestones) utilizados no diagnóstico da maturidade do projeto

Modelo de maturidade de projeto

Cada projeto é acompanhado semanalmente e avaliado em relação a seu amadurecimento através de um modelo como a planilha abaixo:


O modelo não apresenta notas dadas à cada trabalho, mas sim índices de referência que ajudam no entendimento das fragilidades de cada projeto e na elaboração de um diagnóstico para orientar o que precisa ser feito e onde o grupo precisa dedicar sua atenção. Ele utiliza três valores de referência para medir a "saúde produtiva" da equipe. A queda nestes índices ao longo do processo de desenvolvimento da solução geralmente indica que algo não está caminhando bem internamente com o grupo, e sinalizam que a produtividade, a sinergia, e os resultados apresentados, tendem também a cair qualitativamente:

Tamanho da equipe Valor registrando a quantidade estudantes que compõe a equipe.

Presença Valor registrando a quantidade de alunos presentes na apresentação do projeto.

Engajamento Valor que aponta a relação entre quantos alunos compõe o grupo, e quantos estão efetivamente presentes na sua apresentação, que tem se mostrado a melhor referência para entender a "saúde" do projeto. Equipes com baixo engajamento, geralmente, apresentam projetos incompletos ou mal resolvidos no final da jornada.


Milestones


Usuário Diz respeito ao nível de maturidade e clareza que a equipe tem sobre seu potencial usuário/consumidor. O critério começa a ser trabalhado na Quest #2.

Problema Diz respeito ao nível de compreensão e clareza que a equipe possui sobre o problema efetivo que está tentando resolver com o projeto. O critério começa a ser trabalhado na Quest #3.

Similares Diz respeito à profundidade de conhecimento que a equipe tem sobre seus concorrentes, suas características e suas prática, assim como daquilo que estão adotando como boas práticas e boas referências. O critério começa a ser trabalhado na Quest #3.

PUV / Proposta única de valor Diz respeito à identificação e definição clara de um valor único/singular à ser entregue ao consumidor/usuário, como centro da inovação proposta. O critério começa a ser trabalhado na Quest #4.

Solução Diz respeito à maturidade da proposta de solução ao problema e a compreenção conceitual de como e através de quais mecanismos esta solução pode resolvê-lo. Este critério começa a ser trabalhado na Quest #5.

Prova de conceito Diz respeito a validação da solução conceitual, ainda que sem grande fidelidade ao produto final, com o intuito de entender se o que será produzido está alinhado com o que o consumidor/usuário deseja. Este critério começa a ser trabalhado na Quest #4.

MVP / Implementação Diz respeito a forma como a produção da solução final, um produto minimamente viável, capaz de entregar efetivamente os valores validados, de maneira única e inovadora, está amadurecendo. O critério começa a ser trabalhado na Quest #5.

Estratégias de tração Diz respeito às formas e estratégias como a equipe está tentando se aproximar e constituir um grupo de usuarios afoitos da solução, e de que forma o projeto está amadurecendo nesta relação. O critério começa a ser trabalhado na Quest #6.

Tração efetiva Diz respeito a transformação da solução em um negócio real, comercial, e aos esforços de divulgação e promoção do produto. O critério começa a ser trabalhado na Quest #6.

Testes de usabilidade Diz respeito ao aprendizado obtido da série de testes e validações do produto final em desenvolvimento com os usuários, o que os alunos estão aprendendo com os testes, e de que forma a solução tem se adaptado para atender as necessidades e questões pontuadas por seu público. O critério começa a ser trabalhado na Quest #7, mas pode já ter iniciado após a validação conceitual da solução.

Plano de projeto Diz respeito a organização da equipe, de seu processo de produção, e à divisão de atividades e responsabilidades para construção da solução. O critério começa a ser trabalhado na Quest #8, mas de forma geral, as equipes já começam a se organizar na medida que a solução começa a ganhar forma material.

Modelo de receitas Diz respeito ao nível de amadurecimento quanto às relações financeiras envolvidas no projeto; de seus custos, de valores a serem cobrados, e formas de obter recursos para sua manutenção. O critério começa a ser trabalhado na Quest #6.

Pitch Diz respeito a clareza e entendimento prórpio quanto àquilo que os estudantes estão apresentando. A comunicação do projeto será clara para pessoas que não passaram meses acompanhando o projeto? Os alunos compreendem isso? Qual o esforço para torná-lo compreensível em um primeiro contato? O critério começa a ser trabalhado na Quest #9.


Índices

No modelo, os índices atribuídos estão em uma escala de 0 a 5 para os 13 critérios-chaves (milestones) do projeto em seu percurso de desenvolvimento. Neste método de acompanhamento, os projetos só estão realmente aptos a aprovação quando atingem, no mínimo, nível 4 em todos os critérios envolvidos. Nesta escala, os valores significam:

0 O critério ainda não consta do que foi realizado no projeto.

1 O critério já consta no projeto, mas o resultado apresentado ainda não tem clareza nem coerência. É uma condição normal para todos as questões quando começam a ser gestadas em um projeto e estão sendo abordadas pela primeira vez.

2 O resultado apresentado para o critério ou não tem clareza suficiente, ou não tem coerência com o resto do projeto. 
De forma geral, a resposta ainda permanece em um estado de incerteza ou insergurança.

3 O resultado apresentado tem coerência mais ainda não está totalmente claro. Há um amadurecimento do projeto e de suas respostas, mas reside uma pequena parcela de incerteza quanto ao quesito avaliado.

4 O resultado apresentado está bastante claro e é coerente com todo o resto da proposta no critério avaliado, mas ainda possui espaço para aperfeiçoamentos e melhorias. 
Os estudantes parecem seguros em relação ao que estão fazendo, e respondem às questões presentes com coerência projetual.

5 O resultado apresentado está perfeitamente alinhado com a proposta como um todo, e as respostas dadas às questões de projeto são bastante sólidas.