User flows são diagramas, geralmente construídos por cima de wireframes previamente desenvolvidos, que ajudam a planejar os passos necessários por um usuário para resolver uma tarefa específica. São construções que se encontram entre os wireframes puros, e os blueprints.
Enquanto estes últimos tentam mapear e entender as relações e processos necessários dentro de um negócio para dar suporte às ações de um usuário, os user flows são usados para mapear as interfaces necessárias para que estas ações sejam realizadas, ou, em outras palavras, os blueprints mapeiam os serviços enquanto os user flows mapeiam as interfaces.
User flows são baseados em diagramas de fluxo utilizados na arquitetura de informação para planejar a estrutura e organização de websites e sistemas em geral. São os caminhos percorridos na arquitetura de informação, linearizados em função da ação do usuário.
A construção de user flows é facilitada quando já há, previamente, uma arquitetura da solução delineada, e wireframes elaborados, de forma que seja possível saber quais são os conteúdos presentes em cada parte de sua interface, mesmo que de forma esquemática.
Os user flows são construídos à partir do estudo/análise de uma atividade a ser desempenhada pelo usuário. Ele é um diagrama que apresenta cada um dos pontos da interface pelas quais o usuário terá que passar para realizar a ação proposta. São importantes tanto para elaboração deste fluxo, quanto para a verificação/validação junto ao usuário como parte dos testes de usabilidade.
O intuito dos estudos feitos com user flows é de diminuir a complexidade dos sistemas e a interação do usuário com ele. Via de regra, quanto mais simples o fluxo, melhor.
Os user flows são estudos e avaliações necessárias quando a solução começa a ganhar sua forma material. Isto acontece, geralmente, em torno da Quest #7.