Modelo de Receita Quest #7 Apresentar um modelo de receita e a estratégia de atração

Um modelo de negócio é o esquema de como o empreendimento conseguirá obter os recursos necessários (financeiros, humanos, tecnológicos, etc.) para funcionar, atender seus clientes, e se manter operando competitivamente. Esse modelo vem sendo definido ao longo das quests (público-alvo, problema, proposta de valor, etc.). Nesta quest, focamos não no de negócio modelo inteiro, mas somente no modelo de receitas, isto é, em como o produto/serviço pode ser remunerado, de forma a pelo menos cobrir seus custos. Isso implica em saber quanto receber pelo que se vende ou faz; como lidar com seus fornecedores, distribuidores ou parceiros; como remunerar seus colaboradores, etc. Claro, esse modelo de receitas deve ser validado com os clientes.

O funil ARM (Aquisição-Monetização-Monetização) é um modelo de negócios que descreve as etapas que um cliente passa. A primeira etapa, aquisição, envolve atrair clientes para o seu negócio. A segunda etapa, retenção, envolve manter esses clientes engajados e satisfeitos para que continuem comprando seu produto ou serviço. monetização, envolve converter esses clientes em receita. A terceira etapa, monetização, envolve converter esses clientes em receitas.


Descrevendo o modelo de receita

1. Quais as atividades-chave do seu negócio?
Ex: organização de eventos e atividades, marketing, sonorização de ambientes

2. Qual é a estrutura de custos de seu negócio?
Ex: gastos fixos de R$14.000,00 reais/mês com aluguel, salários e manutenção
Custos variáveis com infraestrutura de tecnologia para oferecimento do serviço que vão de R$3000,00 à R$8000,00 por mês

3. Aquisição: Como os clientes vão ficar sabendo da sua solução?
Ex: campanha publicitária em rádios, e ações pontuais em parques e locais de prática esportiva

4. Retenção: Como manter seus clientes fiéis?
Ex: através de atualizações constantes e eventos exclusivos para os usuários

5. Monetização: Quais as possíveis fontes de financiamento/recursos?
Ex: compra do equipamento físico (headphone) e mensalidade por serviços premium

6. Perguntar aos clientes:
Qual é o menor preço abaixo do qual você colocaria em dúvida a qualidade do nosso produto/serviço?

Qual é o maior preço que você estaria disposto a pagar pelo nosso produto/serviço?m

Qual preço não é alto demais mas faria você duas vezes em comprar/aderir ao nosso produto/serviço?

Qual o preço ideal para você? ex. Segundo a pesquisa feita com usuários, os possíveis consumidores teriam como preço ideal R$450,00 pelo equipamento, e até R$8,00/mês por serviços premium

7. Qual o potencial de escala da sua solução?
Ex: escala nacional pela dificuldade de exportação do equipamento e suporte em outras linguagas; há potencial para escala internacional, mas os custos envolvidos ainda não foram estimados

8. Que influências o modelo de negócios tem no MVP?
O modelo de negócios modificou o serviço proposto retirando algumas funcionalidades antes gratuitas para que se tornem serviços pagos (premium), e gerem receita para sustentar o negócio


Protótipos de baixa fidelidade


Protótipo com encenação

Exemplo de prototipação de serviço feita através de encenação

PRotótipos de baixa fidelidade


Protótipo em papel

Como fazer um protótipo em papel

Protótipos de baixa fidelidade


Protótipo em papel

Exemplo de protótipo de baixa fidelidade feito em papel


Protótipo em papel com mais interação

Exemplo de protótipo de baixa fidelidade feito em papel com interações circulares

Protótipos de alta fidelidade


Protótipo de alta fidelidade

Exemplo de protótipo de alta fidelidade

Perguntas Frequentes

Como sabemos se o projeto está muito simples para vocês, ou muito grande para ser desenvolvido por nós?

Primeiro, não faça "penduricalhos", isto é, não perca seu tempo com ajustes "cosméticos" e que não são essenciais para entregar um valor relevante como solução. Você deve se concentrar apenas naquilo que contribui realmente para solucionar a problema de seu usuário.
Também não há um trabalho simples demais; o que você irá entregar é um MVP, e portanto, um artefato funcionando plenamente que contém apenas aquilo que é relevante para quem usará a solução.

O gerente da minha equipe não sabe gerenciar, e estamos tendo problemas por conta disso. O que devo fazer?

Entenda, primeiramente, que ninguém, em nenhuma equipe, sabe. Todos estão aprendendo e tentando desenvolver suas habilidades, sejam elas as habilidades gerenciais, sejam as técnicas, ou quaisquer outras competências colocadas em jogo no projeto. Compreendido isso, há, claro, pessoas que tem maior e menor facilidade para desempenhar papeis gerenciais e conduzir bem a equipe, e você encontrará esta situação em todos os lugares, mesmo em grandes empresas. A primeira questão a ser vista é: o gerente de projeto quer desempenhar este papel, ou está desempenhando este papel porque ninguém na equipe se dispôs a isso? Se ele não quer desempenhar este papel, é o momento de que outra pessoa assuma esta responsabilidade; A segunda pergunta importante é: o gerente não está ouvindo a equipe e não está tentando ajudar as pessoas a resolverem os problemas do projeto, ou ele não está fazendo aquilo que você, em particular, gostaria? O papel do gerente não é fazer o que cada um quer, mas sim, tentar encontrar uma forma para que o projeto ande em uma direção, mesmo quando cada parte quer ir para uma direção diferente; Por fim, o que o gerente está tentando fazer para melhorar sua atuação como gerente? Ele não nasceu sabendo gerenciar, e está em um processo de aprendizado; ainda que os resultados demorem a aparecer, há, da parte dele, algum esforço para aprender e melhorar a forma como gerencia a equipe? Se sim, ainda que não seja com os resultados ideais e desejáveis, as coisas estão andando conforme deveriam.