Prototipação & Usabilidade Quest #8 Apresentar testes de usabilidade com o protótipo de solução

A proposta da quest é construir um protótipo (de baixa, média e, posteriormente, alta fidelidade) que possa ser testado com usuários, e que permita avaliar concreta e materialmente a solução que está sendo desenvolvida.

Protótipos podem ser construídos de diversas maneiras e sua adoção permite que se descubram falhas, problemas ou questões, que precisam ser alteradas na solução inicialmente imaginada, antes que o esforço de desenvolvimento e execução seja realizado; o protótipo evita perda de tempo precioso de desenvolvimento sobre uma solução que se descobrirá equivocada, e que, consequentemente, precisará ser refeita; o intuito do protótipo é descobrir falhas e problemas antes de se realizar um esforço definitivo de construção e produção, e igualmente, de validar a solução junto ao usuário para garantir que a solução a ser desenvolvida funcionará bem para ele.


Descrevendo a Prototipação e Usabilidade

1. As pessoas se mostraram motivadas a usar o protótipo?
Ex: 60% dos usuários que experimentaram nossa solução, gostaram.

2. O protótipo funciona corretamente?
Ex: parcialmente; algumas funções ainda não foram incluídas no protótipo

3. Qual o perfil e a quantidade de usuários que testaram seu protótipo?
Ex: 10 usuários afoitos interessados em tecnologia e esportes.

4. O usuário aprovou as funcionalidades da sua solução?
Ex: 30% dos usuários que experimentaram a solução gostariam que os recursos premium estivessem incluídos; 55% dos usuários gostariam de ter integração com algum serviço como Spotify, Apple Music ou Deezer

5. O usuário se sentiu familiarizado com o protótipo, ou teve dificuldades para entender como ele funciona? Se sim, teve mais dificuldade em fazer qual tarefa?
Ex: sim, os usuários aprenderam rápido e demonstravam/pareciam fluentes no uso depois de poucos minutos manuseando o protótipo. Mas eles não entenderam que o botão tal servia para alterar o seu perfil.

6. O que precisa mudar?
Ex: o serviço precisa incluir, de alguma maneira (provavelmente com machine learning) de permitir que o usuário controle melhor quais são as músicas que farão parte da playlist que será tocada enquanto pratica esportes


Perguntas Frequentes

Como sabemos se o projeto está muito simples para vocês, ou muito grande para ser desenvolvido por nós?

Primeiro, não faça "penduricalhos", isto é, não perca seu tempo com ajustes "cosméticos" e que não são essenciais para entregar um valor relevante como solução. Você deve se concentrar apenas naquilo que contribui realmente para solucionar a problema de seu usuário.
Também não há um trabalho simples demais; o que você irá entregar é um MVP, e portanto, um artefato funcionando plenamente que contém apenas aquilo que é relevante para quem usará a solução.

Me sinto muito perdido na minha equipe... Há colegas sobrecarregados, e outros que não estão fazendo nada. O que cada aluno deve fazer no trabalho?

Se você está se sentindo um pouco perdido, é porque um dos desafios de Projetão é trabalhar em equipes grandes que precisam se auto-gerenciar; ninguém irá gerenciar a equipe externamente, e nenhum professor irá lhe dizer o que, quando ou como fazer alguma coisa necessária no projeto do seu grupo. Existe um motivo para isso: no "mundo real" as coisas são assim, e saber lidar com o trabalho desta forma é uma competência que precisa ser aprendida (isso não é uma coisa que acontece naturalmente e sem esforço). Projetão é a oportunidade de aprender a lidar com isso, e este aprendizando não se encerra aqui, pois saber trabalhar com outras pessoas (especialmente, com pessoas que pensam de forma diferente) será sempre um desafio.
Duas questões são essenciais para que as pessoas não fiquem perdidas:
1. Para que cada um possa trabalhar com autonomia, precisam ficar claros os papeis e responsabilidades: quem é o gerente de projeto da equipe? quem é o gerente de tecnologia? quem é responsável pela comunicação e apresentação? quem é responsável pelo relacionamento com os usuários e a comunidade de testes?
2. A colaboração precisa ser ativa: ainda que você não entenda, por exemplo, de design, você pode ajudar e construí-lo. Ninguém é um profundo especialista em nada em uma Startup, e todos se ajudam. Mantenha uma atitude aberta e diposta, mas não fique esperando que alguém lhe diga o que fazer. Se algo não esta sendo feito, vá lá e faça você mesmo; na pior hipótese, outros irão melhorar aquilo que você já começou.

O gerente da minha equipe não sabe gerenciar, e estamos tendo problemas por conta disso. O que devo fazer?

Entenda, primeiramente, que ninguém, em nenhuma equipe, sabe. Todos estão aprendendo e tentando desenvolver suas habilidades, sejam elas as habilidades gerenciais, sejam as técnicas, ou quaisquer outras competências colocadas em jogo no projeto. Compreendido isso, há, claro, pessoas que tem maior e menor facilidade para desempenhar papeis gerenciais e conduzir bem a equipe, e você encontrará esta situação em todos os lugares, mesmo em grandes empresas. A primeira questão a ser vista é: o gerente de projeto quer desempenhar este papel, ou está desempenhando este papel porque ninguém na equipe se dispôs a isso? Se ele não quer desempenhar este papel, é o momento de que outra pessoa assuma esta responsabilidade; A segunda pergunta importante é: o gerente não está ouvindo a equipe e não está tentando ajudar as pessoas a resolverem os problemas do projeto, ou ele não está fazendo aquilo que você, em particular, gostaria? O papel do gerente não é fazer o que cada um quer, mas sim, tentar encontrar uma forma para que o projeto ande em uma direção, mesmo quando cada parte quer ir para uma direção diferente; Por fim, o que o gerente está tentando fazer para melhorar sua atuação como gerente? Ele não nasceu sabendo gerenciar, e está em um processo de aprendizado; ainda que os resultados demorem a aparecer, há, da parte dele, algum esforço para aprender e melhorar a forma como gerencia a equipe? Se sim, ainda que não seja com os resultados ideais e desejáveis, as coisas estão andando conforme deveriam.