Um framework, isto é, um jeito aprimorado para que sejam feitas e registradas as observações em campo das pessoas e suas atividades em seu contexto. Este framework ajuda a categorizar e interpretar estas observações.
Ele é baseado em levantamentos e análises etnográficas, e foi criado por Rick Robinson, na década de 90, após analisar uma quantidade exorbitante de horas de gravações em vídeo sobre as interações das pessoas na rede de lanchonetes McDonalds (nos dois lados do balcão). O esforço de agrupar e categorizar os dados foi tão difícil que acabou-se criando um sistema de observação para facilitar a tarefa de análise destes dados.
O sisteam funciona dando atenção e tentando capturar 5 quesitos durante as observações de em campo:
A Atividades Quais são as ações e comportamentos das pessoas sendo observadas? quais seus objetivos?
E Espaço Em que espaço as ações e atividades acontecem? As atividades estão fora de contexto, ou são adequadas àquele espaço?
I Interações Quais são as interações basicas ocorrendo entre as pessoas para que realizem seus objetivos? Quais os efeitos sobre as pessoas destas atividades e deste espaço?
O Objetos O que constitui o espaço? Quais os objetos são usados e amparam as pessoas, as atividades e as interações?
U Usuários Quem são as pessoas sendo observadas? Como é sua personalidade? Como lidam com as pessoas ao seu redor?
Construíndo uma tabela com 5 campos, um para cada elemento do sistema, e anotando em cada campo aquilo que se observa de acordo com a categoria.
Ao término da observação, os dados estarão razoavelmente estruturados para que sejam analisados / interpretados. De uma forma mais simples, os elementos mais importantes da observação foram estruturados pelo framework.
O framework pode ser utilizado durante os primeiros levantamentos do projeto, e é bastante útil para responder as questões em Quest #1 Quest #2
Os levantamentos feitos sobre o critério U são úteis para a construção de Personas