Personas Caracterização do usuário Construção de arquétipos de usuários contemplando seus interesses, gostos e valores

O que é?

Personas são uma representação de usuários do projeto. São a construção de um arquetipo, um personagem que sintetiza bem quem é o usuário, fruto da observação e identifiação das carateristicas e valores daqueles que irão usufruir do projeto, de forma com que ele se pareça com uma pessoa real, elencando, para isso, suas caracteristicas, atividades, motivações, relações, opiniões, desejos e interesses.


No que a técnica é baseada?

A definição de Personas é uma técnica criada por Alan Cooper, famoso pelos livros "About Face" sobre design de interfaces, e "The inmates are running the asylum", sobre o processo de desenvolvimento de projetos digitais.

A ideia de Cooper, quando elaborou esta técnica, foi tornar o usuário final de um produto em uma figura mais próxima e mais tangível para uma equipe de desenvolvimento de software. Cooper percebeu que as equipes que lidavam com uma idéia abstrata de "usuário" (genérico, sem rosto, distante) tendiam a se preocupar pouco com suas necessidades e não davam a devida atenção a como este usuário se sentiria ao usar o produto final.

Ao criar uma Persona, produzimos uma relação de identificação entre os projetistas e os usuários do projeto, e isso ajuda muito a aproximá-los, principalmente no que diz respeito a entender como estes usuários desejam que o produto seja, ou se comporte.


Como construir uma Persona?

Não há uma forma certa, ou errada, de construir uma Persona. No geral, para cada Persona atribuímos uma foto, um nome, características como idade, profissão e outras informações demográficas, e pontuamos os interesses e relações que estas pessoas estabeleceriam com o projeto em desenvolvimento.

Na IDEO, empresa renomada em inovação e desenvolvimento de produtos, eles imprimem usuários de corpo inteiro em dimensões reais, e fixam estas imagens nas paredes das salas de reunião, como se os usuários estivessem ali de pé olhando para a equipe de desenvolvimento, participando de cada decisão sendo tomada. Isto é feito para que os projetistas nunca esqueçam de levá-los em consideração durante todo o processo.

Dicas

Inclua em suas Personas informações sobre personalidade, humor, gostos e interesses: isto ajuda a entender melhor quem é o usuário, o que o ele quer, e como ele verá o projeto. Tente tornar a Persona o mais humana possível, mas evite trazer á tona caracteristicas depreciativas ou que lhes tornem antipáticos, criando um afastamento do interesse dos projetistas em relação a este usuário. O intuito da Persona é criar laços e afeição dos projetistas pelos usuários do projeto, jamais criar um sentimento de que aquele usuário não merece o esforço sendo empregado pela equipe.

Não use ilustrações, desenhos, ou imagens de pessoas públicas/conhecidas para representar as Personas. A Persona precisa personificar e presentificar o usuário, e não produzir uma relação de representação ou imaginação sobre ele; ela deve fazer você sentir que este usuário existe, e é aquele que está ali na foto.

O diagrama de uma Persona não precisa ser algo muito sofisticado para que funcione, mas se você conseguir enriquecê-lo com informações que fazem diferença no projeto, pode tornar esta ferramenta ainda mais útil.


Como / quando usar?

Personas podem ser utilizadas durante todo o ciclo do projeto.

No início, são úteis para dar foco e orientar o projeto cerca das necessidades e desejos dos usuários, principalmente na Quest #1 Quest #2 Quest #3

No fim, são úteis narrativamente, e ajudam a explicar o sentido do projeto para os próprios usuários ou para investidores e stake holders, usados nos Pitchs na Quest #6 Quest #9