Brainwriting Forma simples de elaborar novas ideias Técnica criativa para elaborar, de forma simples, novas ideias com um grupo de pessoas

O que é?

Brainwriting é uma técnica para geração de novas ideias e alternativas de forma mais colaborativa.

Trata-se de uma variação do brainstorm que opera de forma mais construtiva, cada participamente construíndo algo em cima do que o outro propõe.


No que o brainwriting é baseado?

O brainwriting, ou originalmente 6-3-5 brainwriting, é uma variação do brainstorm, criado pelo publicitário Alex Osborn na década de 1950.

A técnica foi criada por Bernd Rohrbach, e entende que a formulação de uma boa idéia depende do grau de contribuição de colaboração dos envolvidos.


Como realizar um brainwriting?

Originalmente, o método deveria ser realizado com 6 pessoas, sendo uma delas o supervisor, responsável por controlar o tempo da dinâmica e instruir os participantes.

O temática da atividade deve ser apresentada, e cada um dos 5 participantes terá 5 minutos para registrar 3 idéias diferentes em uma folha de papel. Após os cinco minutos, os papeis devem ser passados para o participante à direita, que terá 5 minutos para construir mais 3 ideias em cima daquelas que estão grafadas no papel que recebeu.

Este procediemento é realizado 6 vezes (por isso o nome 6-3-5 brainwriting). Ao término, o grupo terá produzido 90 idéias diferentes para serem analisadas posteriormente.

Da mesma forma que no brainstorm, o intuito da atividade é produzir ideias em quantidade (e não qualidade), sem criticismo ou julgamento. O brainwriting é conhecido por tornar as vozes e reflexões dos participantes mais igualitárias, e ter resultados de melhor qualidade por ser baseado em processos onde cada participante constrói algo aperfeiçoando uma ideia já sendo desenvolvida colaborativamente.

É possível realizar o processo com quantidades variadas de pessoas, mas fazê-lo com mais do que 6 participantes produzirá uma quantidade exorbitante de ideias para serem analisadas.


Como / quando usar?

O brainwriting é um processo criativo, e deverá ser utilizado após as fases de observação e análise do projeto, que geralmente se iniciam durante a Quest #4 (proposta única de valor). Deste ponto em diante, os processos criativos passam a ser constantes por todo seu desenvolvimento.