MVP & Prova de Conceito Quest #6 Apresentar o MVP e sua prova de conceito

MVP (Minimal Viable Product) é a versão enxuta de uma solução, aquela que contém apenas suas funcionalidades essenciais. Ex.: A equipe decide fazer um controle remoto ativado por voz e o MVP vai ajudar a certificar-se da inovação.

Em outras palavras, é a definição dos elementos, funções, características e recursos mínimos para que um produto possa efetivamente ser lançado no mercado. No MVP devem estar presentes os aspectos essenciais para que os valores definidos para o projeto possam ser entregues ao usuário/consumidor. Ele é o caminho mais curto para que uma ideia/solução seja viabilizada e seja desenvolvida de maneira sustentável.

Prova de conceito (Proof of Concept - PoC) é um processo que visa testar e validar uma ideia ou conceito em um ambiente controlado e limitado, para determinar sua viabilidade técnica e comercial antes de investir recursos significativos em seu desenvolvimento.

No nosso caso, sugerimos, que a PoC envolva a criação de protótipo rápido inicial do produto ou serviço em questão para ser testado por um grupo selecionado de usuários ou clientes potenciais. A ideia é saber se o seu usuário ou cliente vê valor naquilo que está sendo proposto, se estaria disposto a usar e pagar por ele.

A prototipagem pode ser bem simples, sem nenhum código escrito. Por exemplo, você gostaria de controlar sua TV com voz? O conceito com seus usuários e, os feedbacks foram positivos (ex.: 90% dos entrevistados disseram que sim). Está na hora de implementar seu MVP. O que a equipe vai precisar para implementar o comando de voz? Um microfone, uma tela, uma interface gráfica, uma caixinha, como feedback sonoro ou visual, o usuário pode estar sentado e não precisa estar com o controle na mão, ele pode ativar pela voz (ex.: Ei Siri, coloque na Globo News). A equipe atenta a isso sugere alterações que serão testadas na etapa de Protótipo (Quest 8)


Descrevendo o MVP, as estratégia de inovação e a PoC

1. Do que se trata a solução? Um aplicativo? Um produto físico? Um website? Um serviço?
Ex: um produto (headphone), um site. um app

2. Qual é a sua estratégia? Descreva, em forma de curva de valor, quais características/funcionalidades vocês vão eliminar, diminuir, aumentar e criar na sua curva de valor.

3. O que é minimamente necessário para entregar os valores propostos?
Ex: Ex: áudio por condução óssea, GPS e computação embarcada

4. Descreva como sua solução altera para melhor a jornada dos usuário e/ou cliente. Como a persona resolve o problema utilizando a solução proposta pela equipe?
Ex: Fulano que levava meia hora para fazer tal atividade, agora, clicando em tal e tal botão da nossa solução, vai fazer a mesma tarefa em 5 minutos.

5. Seus usuários/clientes aprovaram a ideia? Há alguma evidência de que isso faz sentido para eles, de que eles pagariam pela solução? Ouviu quantas pessoas? No caso desta quest, não precisa prototipar.
Ex: sim, fizemos um prova de conceito utilizando algumas gambiarras para simular o funcionamento do artefato proposto, e os usuários que o experimentaram ficaram muito animados.


Perguntas Frequentes

Não sei nada sobre marketing, sobre gestão, ou outras coisas que fazem parte do projeto. Teremos alguma aula sobre isso ao longo do trabalho?

Durante as aulas faremos explicações básicas, de 10 a 15 minutos, do que são cada um dos conceitos e noções que compõe o projeto, e traremos referências para que vocês possam se aprofundar no assunto. Manifestar suas dúvidas durante a aula também é muito importante para que as questões sejam esclarecidas. Esta disciplina valoriza e estimula a autonomia do aluno, porque em um cenário real ele não terá nenhum apoio para desenolver um projeto, ou inovação; Tentamos prepará-los para que "corram atrás" daquilo que não sabem, e do que precisam se atualizar.

O gerente da minha equipe não sabe gerenciar, e estamos tendo problemas por conta disso. O que devo fazer?

Entenda, primeiramente, que ninguém, em nenhuma equipe, sabe. Todos estão aprendendo e tentando desenvolver suas habilidades, sejam elas as habilidades gerenciais, sejam as técnicas, ou quaisquer outras competências colocadas em jogo no projeto. Compreendido isso, há, claro, pessoas que tem maior e menor facilidade para desempenhar papeis gerenciais e conduzir bem a equipe, e você encontrará esta situação em todos os lugares, mesmo em grandes empresas. A primeira questão a ser vista é: o gerente de projeto quer desempenhar este papel, ou está desempenhando este papel porque ninguém na equipe se dispôs a isso? Se ele não quer desempenhar este papel, é o momento de que outra pessoa assuma esta responsabilidade; A segunda pergunta importante é: o gerente não está ouvindo a equipe e não está tentando ajudar as pessoas a resolverem os problemas do projeto, ou ele não está fazendo aquilo que você, em particular, gostaria? O papel do gerente não é fazer o que cada um quer, mas sim, tentar encontrar uma forma para que o projeto ande em uma direção, mesmo quando cada parte quer ir para uma direção diferente; Por fim, o que o gerente está tentando fazer para melhorar sua atuação como gerente? Ele não nasceu sabendo gerenciar, e está em um processo de aprendizado; ainda que os resultados demorem a aparecer, há, da parte dele, algum esforço para aprender e melhorar a forma como gerencia a equipe? Se sim, ainda que não seja com os resultados ideais e desejáveis, as coisas estão andando conforme deveriam.

O ambiente da minha equipe está tóxico. Há muito conflito e muita discussão. Não me sinto ouvido. Posso sair da equipe?

Esta é uma reclamação comum, e que tem raízes na inabilidade e no despreparo dos estudantes para trabalharem em equipe. Contudo, este é um problema que não irá terminar na universidade: você encontrará as mesmas questões no ambiente de trabalho no "mundo real".

A primeira questão a se refletir é que conflitos e discussões não devem ser encarados como problemas. É fundamental que as diferenças de visão e de posicionamento sejam entendidas como algo positivo para a melhoria de um projeto. Conflito e discussão são ótimos sinais de que o resto do mundo não pensa como a gente, e que nosso projeto não deve ser resultado de nossa propria opinião ou de nossa própria visão de mundo. Para sanar cada questão em disputa são necessários testes e validação. Não é a convicção de alguem, mas a demonstração empírica, com base em evidências reais, que deixará claro qual é o caminho melhor, ou viável, para o desenvolvimento do projeto. Se você não está sendo ouvido, realize testes e traga evidências do caminho que propõe; mas esteja aberto a reconhecer que pode estar equivocado quando/se as evidências sugerirem isso.
A opinião de qualquer um dos integrantes da equipe é irrelevante em relação às decisões que devem ser tomadas em um projeto. Se suas contribuições forem infundadas, ou opinativas, é até bom sinal que você não esteja sendo ouvido. Se for este o caso, mude sua postura em relação a como contribuir com o trabalho.

Contudo, se for a situação oposta: suas contribuições têm sido baseadas em hipóteses testadas, em evidências e validações que a equipe insiste em ignorar em detrimento a propostas baseadas em preconceitos e opiniões particulares, talvez o melhor mesmo seja mudar de grupo, pois este projeto não conseguirá se desenvolver.