Lean Innovation O que é desenvolvimento enxuto de inovação? Filosofia que alia um negócio altamente focado com as vantagens mercadológicas da inovação

O que é?

O entendimento de que há uma forma de pequenos negócios e Startups enfrentarem grandes empresas e negócios de igual para igual. Isso é feito estruturando um negócio de forma enxuta e altamente focada (lean), e centrando suas atividades naquilo que ele traz como inovação.


No que o Lean Innovation é baseado

O princípio de Lean tem origem na revolução realizada pela indústria japonesa durante a década de 70. Os industriais japoneses foram exímios no processo de re-engenharia de produção, tornando todos os processos desenvolvidos dentro das empresas em um fluxo mais otimizado, sem disperdícios, envolvendo menos esforço e, consequentemente, menos pessoas envolvidas e menor custo.

É desta mudança de paradigma, que provocou uma mudança radical na competitividade de produtos e serviços, e desestabilizou profundamente a distribuição de força entre os grandes empreendimentos globais, que se entende o poder inerente ao princípio de operação enxuta (Lean): não é necessário construir uma operação gigante, processos complicadíssimos, e uma planta industrial monstruosa, para se criar um produto/serviço melhor.

Junta-se a isto o poder que uma inovação produz sobre o mercado: quando um negócio é o único capaz de entregar determinado valor, mesmo enfrentando várias grandes empresas já bem estabelecidas, que entregam produtos/serviços semelhantes, ele é capaz de lhes roubar o mercado, por ser o único que atende e etrega o que o consumidor/usuário efetivamente precisa/deseja.

O Lean Innovation é baseado nestes dois princípios: que os negócios podem ser pequenos, focados e enxutos, e que o que lhes garantirá participação relevante no mercado é a vantagem proporcionada pela inovação.


Como trabalhar com Lean Innovation?

O primeiro passo é identificar quais são as dores e desejos do consumidor/usuários, e quais são as soluções que respondem a estas questões. É recomendável que se dê alguma atenção às gambiarras utilizadas para que estas necessidades sejam resolvidas na ausência de um produto/serviço efetivo.

Na sequência, é importante analisar junto às soluções quais são os valores sendo entregues por elas, e compará-los com os valores desejados por usuários/consumidores, na tentativa de localizar um nicho de pessoas que não tem suas necessidades atendidas ou um aspecto dos produtos/serviços que não estão sendo trabalhados.

Por fim, ao se entender qual é o valor relevante que não está sendo entregue, o foco do novo negócio deverá ser entregar este valores como nenhuma outra solução faça, de maneira que sua proposta se torne singular, minimizando os efeitos da concorrência no mercado.

Uma vez definido o foco ao qual este novo negócio deverá se dedicar, todo o desenvolvimento precisará ser o mais enxuto possível, valorizado aquilo que é considerado central para a entrega do valor proposto, e abandonando quaisquer tipos de elementos que tirem a atenção e centralidade desta questão, disperdicem o trabalho da equipe e os recursos empenhados no desenvolvimento do negócio. Ele precisa ser altamente focado.


Como / quando usar?

Ao longo da metodologia Projetão, o processo de análise do problema sendo trabalhado e as soluções que se constituem como alternativas é realizado na Quest #3 e a elaboração de uma proposta focada em um valor único é feita na Quest #4. Quest #5 é traçada uma estratégia de inovação, que será o foco do negócio em desenvolvimento, construído através das ferramentas de Estratégia do Oceano Azul e a construção de Curvas de Valor. Por fim, ao longo da Quest #6 são definidas estratégias comerciais e um modelo para um negócio baseado em Lean Innovation.